Ergonomia
Índice
Introdução 3
A [pic]História da Ergonomia 4
Conceitos Chave da Ergonomia 6
Tarefa 6
Actividade 7
Comportamento 7
Performance ou Desempenho 7
Competência 8
Carga de Trabalho 8
Áreas de Especialização 9
A Ergonomia e a Gestão de Recursos Humanos 10
A Ergonomia no Trabalho ou Sistema de Trabalho 10
Prática Ergonómica 11
Análise e Intervenção Ergonómica 11
Praticas Ergonómicas 13
Efeitos sobre a Saúde 14
A fadiga 14
As Lesões Músculo-Esqueléticas 15
Medidas de Prevenção 16
Conclusão 18
Introdução
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis.
Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”, sendo também conhecida como Engenharia dos Factores Humanos.
A ergonomia é, assim a ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem, ou o conjunto de conhecimentos sobre o homem, em cada actividade, necessários para desenhar postos de trabalho, equipamentos ou sistemas de trabalho, que permitam trabalhar com um máximo de segurança, conforto e eficácia.
Os ergonomistas contribuem para o projecto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
A [pic]História da Ergonomia
O médico Italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas com o trabalho na publicação "De Morbis Artificum" (Doenças ocupacionais) datada de 1700. Ramazzini, foi discriminado pelos colegas médicos por visitar os locais de trabalho dos seus pacientes a fim de identificar as causas dos seus problemas.
No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou