ergonomia
INTRODUÇÃO
Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamentos, ferramentas e ambiente, visando à solução dos problemas surgidos desse relacionamento e à melhora das condições de trabalho, tanto no aspecto físico como psíquico e social. A ergonomia estuda a melhor forma de adaptar o trabalho ao trabalhador.
A ergonomia fundamenta-se na atuação e na pesquisa interdisciplinar, onde têm sido desenvolvidos métodos e técnicas específicos para aplicação no aprimoramento do trabalho, o que deve auxiliar na melhoria da qualidade de vida (BARRETO et al., 1999). Como se pode perceber, a ergonomia tornou-se uma ferramenta essencial, numa época em que nunca se fez tanto pela saúde do homem.
Contudo, ainda que existam várias publicações sobre Ergonomia, são poucos os textos relacionados às metodologias de Análise Ergonômica e estes se encontram, frequentemente, dispersos. A sua abordagem, mesmo em obras mais completas, não se dá na metodologia de análise em si, mas nos detalhes nela envolvidos. Assim, esse trabalho visa reunir, de uma forma simplificada, uma síntese de algumas dessas metodologias, encontradas especialmente a literatura nacional.
2
1 - METODOLOGIA
Implantação da ergonomia no ambiente cozinha.
2 - DESENVOLVIMENTO
A palavra ergonomia proveem das palavras gregas “ergon” que significa trabalho e “nomos” que significa leis, no qual se pode dizer que é uma atividade multidisciplinar responsável pela condução e atividades com o objetivo de adaptar os produtos, sistemas e ambientes de trabalho, as características, limitações e necessidades, procurando otimizar sua eficácia, segurança e conforto.
Já a Associação Espanhola, define a ergonomia como um conjunto de competências multidisciplinares aplicada a adequação de cada produto, sistemas e ambientes artificiais com as necessidades, limitações e características dos usuários, otimizando a eficácia, segurança e bem estar.
Mas em Agosto de