Ergonomia
Chamamos de linha quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-Ios individualmente, aumentando a sensação de direção, e a cadeia de pontos que se transformam neste outro elemento visual.
3- Forma (Plano)
Dizemos que é uma forma quando se têm contorno e superfície, e é criada sobre algum tipo de suporte.
O contorno é o limite exterior da forma, uma espécie de fronteira entre o significado (FORMA) e o insignificante (FUNDO). Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados.
4- Direção
Uma direção pode ser definida por duas retas paralelas. Quando nos referimos à horizontalidade ou verticalidade de um objeto, estamos a referir-nos, exatamente, à sua direção. Fala-se, assim, da direção vertical e da direção horizontal.
5- Textura
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.
6- Cor
É uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
7- Tom
É expressado pelo grau de intensidade de um preenchimento – preto ou colorido – e está intrinsecamente fundamentado na relação luz e sombra.
8- Dimensão
É o elemento dominante em qualquer material visual em que se lida com volume total e real.
9- Escala