Ergonomia
É a qualidade que caracteriza o uso de um sistema interativo
Walter Cybis
Consultor em engenharia de usabilidade na cidade na cidade de Montreal, Canadá.
Segundo a norma ISO-9241
É a capacidade que um sistema interativo oferece ao usuário em determinado contexto de operação, para realização de tarefas de maneira eficaz, eficiente e agradável.
Benefícios: • Aumento na produtividade; • Aumento no número de vendas; • Diminuição do tempo de treinamento e estrutura de suporte; • Melhor imagem no mercado.
Carga mental de trabalho é um conceito psicológico caracterizado habitualmente na chamada Psicologia do Trabalho.
Assim se vê que ao nos referirmos a Carga Mental estamos nos referindo aquela
Carga de Trabalho relacionada a aspectos psíquicos e cognitivos da mesma.
3.2 O Conceito de Carga de Trabalho na Ergonomia
Originalmente surgido nos estudos de psicologia do trabalho (Leplat, 1983), o conceito de carga de trabalho é retomado e desenvolvido pela ergonomia francofônica, através de um de seus principais representantes, Alan Wisner, um dos principais autores da ergonomia.
As Cargas de Trabalho estão relacionadas entre as categorias definidas para estudar e avaliar o impacto produzido pelos elementos constitutivos do processo de trabalho – tanto do objeto e da tecnologia, como de sua organização e divisão – sobre a saúde física e mental dos trabalhadores.
Assim para Leplat, “A noção de carga de trabalho será, pois, sempre relativa à interação entre o um sujeito e as exigências de determinado meio.” (Leplat, 1983, p.
180) . Para Laurrel e Noriega:
“O conceito de carga de trabalho possibilita uma análise