Ergonomia
ERGONOMIA
UEZO Tecnologia em Produção de Fármacos Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Discentes: Alexssandro Azevedo
Camila Mattos
Conceito
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”, ou seja, é o estudo de melhores práticas trabalhistas
para o bem-estar físico e psicológico do empregado.
Objetivo
Em todos os casos a ergonomia tem por objetivo a adaptação, métodos e técnicas para melhorar o desempenho e diminuir impactos negativos a saúde.
Avaliação Ergonômica
Em que momento deve ser feito uma Avaliação Ergonômica do Trabalho - AET • Atividades que requerem grandes esforços físicos, postura rígida e movimento aparentemente repetitivos; • Tarefas com elevados requisitos de precisão e qualidade final; • Introdução de novas tecnologias físicas ou organizacional; • Elevadas taxas de absenteísmo produtividade, acidentes e queixas; • Atividades em turno noturno.
Dicas
Sentar corretamente ao usar o computador por longos períodos de tempo.
Dicas
A. Evite sempre dobrar o corpo B. Dobre os joelhos, abaixe-se lentamente mantendo o tronco ereto e apanhe o objeto C. Levante-se mantendo o tronco ereto e conserve o objeto junto ao corpo.
Dicas
Participar de ginástica laboral, promovido nas empresas. Ou fazer exercícios físicos em casa.
Conclusão
Uma empresa com preocupação do bem estar de seus empregados, adota medidas e práticas que melhoram as condições de trabalho e consequentemente a produtividade.
Referências
Vídeos do Napo : YouTube - Broadcast Yourself. www.youtube.com.br Associação Brasileira de Ergonomia http://www.abergo.org.br/ Laboral Carioca http://www.laboralcarioca.com.br/ergonomia.html?utm_source =Google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Laboral IvoGomes.com - IvoGomes.com