Ergonomia em área de caldeiras
De acordo com a NR 13 as caldeiras são definidas como “equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.” (NR-13 Item 13.1.1, Portaria SIT 234/2011)
É relevante abordar a importância do fator ergonômico e os males que podem ser causados aos trabalhadores em áreas de caldeiras. Estas máquinas produtoras de vapor são de grande utilidade em uma larga variedade de indústrias, o que, por conseguinte, estende a sua importância à sociedade em geral.
E para avaliar as posturas adotadas pelos operadores de caldeiras foi utilizado o método de avaliação ergonômica OWAS (Ovako Working Analysis System ), método esse utilizado como verificador inicial de posturas biomecânicas em um determinado ambiente de trabalho (IIDA, 2010). A depender dos resultados obtidos, utiliza-se de outros protocolos complementares para um diagnóstico completo dos postos de trabalhão em questão.
2.Desenvolvimento
É de conhecimento geral que a segurança do trabalho prioriza a integridade física e mental do trabalhador, além de evitar problemas para as empresas como processos jurídicos, perda de produtividade por afastamentos e danos às máquinas. Desta maneira, a empresa é beneficiada quando o trabalhador está seguro.
Embora a NR 13 estabeleça critérios preventivos para o sistema de uma caldeira, a norma não se aprofunda o suficiente na análise dos riscos da mesma. Aliás, não é comum se