Erasmo Xavier e sua arte modernista para a revista Cigarra (natal/RN, 1928-1930)
19872 palavras
80 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTECENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES
CURSO DELICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
RÔMULO ESTÂNRLEY SOUZA DE MEDEIROS
Erasmo Xavier e sua arte modernista para a revista Cigarra
(natal/RN, 1928-1930)
Orientador: Prof. Dr. Everardo Ramos
NATAL
2013
RÔMULO ESTÂNRLEY SOUZA DE MEDEIROS
Erasmo Xavier e sua arte
Modernista para a revista Cigarra
Monografia apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciadoem Artes Visuais.
Orientador: Prof. Dr. Everardo Ramos
NATAL
2013
INTRODUÇÃO O ser humano faz-se, projeta-se e, projetando-se, deixa sua marca no tempo. A passagem meteórica do artista plástico Erasmo Xavier de Paula (1904-1930) no mundo nos privou de contemplarmos novos trabalhos de sua arte inovadora, vigorosa e... Modernista – pois é, em pleno ano de 1928 já tínhamos trabalhos artísticos sendo publicados em Natal, sob a influência do Modernismo! E essa interrupção, associada à questão da falta de memória no nosso Estado, contribuiu para que o nome de Erasmo Xavier fosse esquecido ou pouco lembrado por nossas classes artística e intelectual. Esse trabalho vai permitir o aprofundamento sobre a questão de quem foi o precursor do Modernismo nas artes visuais no Rio Grande do Norte, papel este atribuído geralmente a Newton Navarro Bilro (1928-1992), que promoveu o II Salão de Arte Moderna do Estado, em 19501.
Partimos da hipótese do pioneirismo da arte modernista de Erasmo Xavier no Estado, ao analisarmos sua produção sob uma ótica técnico-artística, especificamente nas ilustrações retiradas das páginas da revista Cigarra, que tinha à frente o jornalista Adherbal França (1895-1974) no final dos anos de 1920. A análise foi feita a partir da reprodução fotográfica de todas as páginas das cinco