Erasmo de roterdao
Erasmo de Roterdão nasceu em 27 de Outubro de 1466, em Roterdão na Holanda, morreu a 12 de Julho de 1536 em Basileia com 70 anos de idade, dói Sacerdote, fazendo parte dos cónegos regrantes de Santo António de Agostinho, doutorou-se em Teologia, pela universidade de Bolonha, mas foi mais que tudo um filósofo, moralista escritor de língua latina. É reconhecido como o mais exímio humanista europeu do seu século (XVI), foi também considerado por muitos como ´´ Voltaire do renascimento ´´ ,foi pioneiro no humanismo cristão, viajou constantemente e ambicionava ser ´´ cidadão do mundo ´, foi também grande amigo de Tomás More.
Apesar de Sacerdote católico, Erasmo foi um critico da igreja do seu tempo, repugnou a corrupção do clero e o método eclesiástico. Erasmo influenciou o pensamento europeu e inspirou sacerdotes como Lutero a criticarem a igreja abertamente mas sem a abandonarem, com base nesta ideia formou-se a corrente denominada de ´´Eramismo´´.
Apesar de Erasmo não ter sido um escritor político, algumas das suas obras tais como ´´ o elogio da loucura ´´; ´´A educação do príncipe cristão e ´´Lamentação da paz ´´ com um grande teor de reflexão política, sobretudo pelo contraste com Maquiavel.
Erasmo publicou a sua obra ´´ Educação do príncipe cristão três anos depois de seu contemporâneo Maquiavel ter escrito ´´ o príncipe ´´ sendo estas obras e o seu conteúdo completamente opostos.
Maquiavel é defensor de um estado laico , Erasmo pelo contrário defende que o estado religião não podem estar separados, Maquiavel defende também que a politica não tem de ter como principio base a moral , enquanto que Erasmo vê a ética como imprescindível na mesma.
Erasmo vê a política como um posto de serviço á população, já que o poder é confiado pela população, pelo contrário Maquiavel defende uma politica apegada ao poder.
Na obra ´´O elogio da loucura´´ (dedicado a Tomás Moore), Erasmo critica os vícios dos governantes, condenando a guerra, abusos dos