Visão, som e fúria - mcluhan
MCLUHAN, Marshall. Visão, som e fúria. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR
Nascido em Edmonton, província de Alberta no Canadá em 21 de Julho de 1911, Marshall McLuhan revolucionou a maneira de pensar do mundo publicitário norte-americano nos anos 1960.
Formado em Literatura Inglesa Moderna em 1934 pela Unversidade de Manitoba ensinou na Universidade de Wisconsin, entre 1936 e 1937. Fez mestrado em Cambridge, em 1939, e doutorou-se em filosofia, em 1943, com uma tese sobre o autor satírico inglês Thomas Nashe.
Atuou com professor de literatura entre 1944 e 1946 na Universidade de Assumption, Wisconsin e Saint Louis, nos Estados Unidos, e na Universidade de Toronto, entre 1946 e 1979.
Das cerca de 15 obras que publicou, fazem parte livros como The Medium is the Message: An Inventory of Effects (O Meio é a Mensagem,1967) e War and Peace in the Global Village (Guerra e paz na Aldeia Global,1968).
Em Setembro de 1979, McLuhan sofreu uma trombose que o deixou incapaz de falar, ler ou escrever. Morreu enquanto dormia a 31 de dezembro de 1980.
RESUMO DA OBRA
O texto trata sobre o crescimento dos meios de comunicação de massa e faz o leitor refletir sobre a regressão do sentido poético ao invés da evolução. Em suas reflexões iniciais, o autor faz uma análise deste crescimento passando dos pensamentos de Platão até o primeiro livro impresso, a Bíblia de Gutenberg.
Para retratar a revolução da escrita após Gutemberg, McLuhan faz uma pequena explanação sobre Erasmo de Roterdão que revolucionou o livro impresso na sala de aula. Acreditando que após Gutemberg surgiria uma nova era, ou revolução, Erasmo de Roterdão decide trazer este novo meio de literatura para a sala de aula. Até aquele momento, os livros eram manuscritos e o estudante quase sempre dependia do debate com os demais estudantes ou superiores para concluir suas pesquisas,