Era uma vcx
Aluno: Heytor de Queiroz Marques
Relatório referente ao jornalista Jose Simão Leal a pedido da professora Thais Catoira da cadeira de Metodologia Científica.
Mesa composta pelos seguintes professores:
Professora e Doutora: Maria Elizabeth;
Professor e Doutor : Isac Albena;
Professor: Diógenes Chaves;
Professor e Doutor: Carlos Chavier;
Palestrantes
Chico Pereira
Luiz Gonzaga Rodrigues
Kelly Cristiane Queiroz
Carleane Braga (Mediadora)
A palestra sobre o jornalista, Jose Simão Leal teve como objetivo mostra um pouco de todo o seu acervo e arquivo histórico e cultural, além de também conhecermos mais um pouco sobre ele.
José Simão Leal nascido na Paraíba veio de uma família influente na politica paraibana, viveu em um período onde o Brasil estava muito militarizado e também em um grande desenvolvimento, sua formação era em medicina porem trabalhou como servidor publico onde ajudou a criar o DSP, na policia medica, membro da comissão do museu de artes pelo Brasil ate se tornar um grande critico de artes trabalhando ate fora do Brasil como no Chile.
Ele morava no Rio de Janeiro onde possuía um apartamento que tinha grandes obras de pintores, escultores entre outros artistas famosos, pois ele lutava pela preservação de arte da cultura e da historia. Após a sua morte, sua viúva doou todo o seu acervo para o governo da Paraíba.
Ele ajudou a criar um ministério que hoje seria equivalente ao da Educação e da Cultura, ajudou também trazendo ao Brasil os livros de bolsos ou periódicos. Por ter uma fama de mulherengo recebeu o apelido de Cão Tentador. O jornalista deixou um grande tesouro cultural e histórico para todos os cidadãos Paraibano hoje conhecemos e sabemos que a preservação da historia dele é o mesmo que preservar a historia da Paraíba.
Biografia
Areia-PB, 1908 – Rio de Janeiro-RJ, 1996.
Administrador cultural, diplomata, crítico de arte (ABCA/AICA), jornalista, médico, colecionador, artista