Ensaio de Finura
Define-se agregado como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregados conjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção; o concreto.
Pela importância, é fundamental o conhecimento das propriedades dos agregados, pois influenciam diretamente no comportamento desses. Os agregados miúdos (areias) e os agregados graúdos (seixos e britas) apresentam características distintas de propriedades físicas e que são determinadas através de ensaios experimentais.
• NORMAS TÉCNICAS:
ABNT NBR 11579:2012 - Cimento Portland — Determinação do índice de finura por meio da peneira 75 μm (nº 200):
Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação da finura de cimento Portland com o emprego da peneira 75 µm (nº 200), pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 µm (fração retida).
• EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
- Aparelhagem
.Balança A balança deve apresentar resolução de 0,01 g.
.Conjunto de peneiramento
A peneira empregada no ensaio é a peneira 75 µm verificada de acordo com a EB-2. Fazem parte do conjunto empregado no peneiramento manual o fundo e a tampa (ver Figura)
Dispor de dois pincéis. Um de tamanho médio, provido de cerdas de náilon ou naturais com largura de 30 m a 35 m. O outro, de tamanho pequeno, provido de cerdas naturais com diâmetro de 5 m a 6 m.
Nota: O corte das cerdas até uma altura de aproximadamente 30 m torna o pincel mais rígido, favorecendo a remoção das partículas aderidas à tela da peneira.
-1ª Etapa – Eliminação dos finos:
.Segurar o conjunto (peneira e fundo) com as duas mãos e imprimir um movimento suave de vai e vem horizontalmente até que os grãos mais finos passem quase totalmente. Geralmente, ocorre no intervalo de 3 a 5 minutos.
-2ª Etapa – Intermediária:
.Tampar,