equipes de trabaljo
Por que as equipes se tornaram tão populares?
Elas são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer múltiplas habilidades, julgamentos e experiências.
Os estudos mostram que quando as organizações se reestruturam para competir de modo mais eficaz e eficiente, escolhem as equipes como forma de utilizar melhor os talentos de seus funcionários.
As empresas descobriram que as equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamentos permanentes.
Diferenças entre grupos e equipes:
Grupos :é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
Dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo.
Os grupos não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que exija esforço conjunto.
Seu desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros.
Não existe sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
Equipes : gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado, se unem para um único objetivo.
Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais. Apenas chamar um grupo de equipe de trabalho, não melhora automaticamente seu desempenho.
Pontos fortes das equipes: Sinergia, objetivo coletivo e responsabilidade mútua.
Tipos de equipes mais comuns:
As equipes podem realizar uma grande variedade de coisas. Elas podem fazer produtos, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamento ou tomar decisões.
1) Equipes de soluções de problemas: Quase sempre composta de 5 a 12 funcionários, todos do mesmo departamento , que se reúnem