Equipe
A planta da empresa Toyota, que esta em construção na cidade de Sorocaba-SP- que teve seu inicio de construção em 8 de setembro de 2010 em uma área de 3.7 milhões de m² com expectativa de produção de 70 mil veículos por ano esta sendo criada no conceito Ecofactory focados na redução de consumo de água e energia, otimização de recursos entre outros. Atendera primeiramente o mercado interno com produção de veículos compactos dotados de tecnologia flex fuel. A conclusão da construção da nova planta da fabrica da Toyota no Brasil esta para o segundo semestre de 2012 e a região receberá um grande aporte na área de preservação ambiental. A nova unidade da Toyota do Brasil é a primeira do país desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory, a mesma utilizada na matriz, no Japão. A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área.
O Ecofactory, foi destaque no Relatório de Sustentabilidade divulgado pela Toyota do Brasil em 2010. Anualmente a empresa traça metas a serem alcançadas em relação aos cuidados com o meio ambiente e as repassa aos seus colaboradores e fornecedores, com o objetivo de que trabalhem em esforços conjuntos para atingi-las.
Os cuidados em relação à unidade de Sorocaba começaram desde a escolha do endereço, de forma que todo o projeto esteja de acordo com a legislação local, o que não gera impactos na qualidade de vida dos habitantes da região.
Outra preocupação da empresa foi quanto à eliminação do uso das Substâncias chumbo, mercúrio, cádmio e cromo. Desde 2008, esses componentes não são mais utilizados no processo de fabricação dos automóveis, mesmo não existindo nenhuma lei no Brasil que exija isso.
Mais um ponto importante é a proximidade entre os fornecedores e a