Equipamentos para combate a Incêndio
RESUMO
Os equipamento de proteção contra incêndio são usados para apagar ou controlar os incêndios, são utilizados por pessoas qualificadas e profissionais como: bombeiros, brigadistas, ou até mesmo por civis.
Estes equipamentos devem seguir normas, devem ser identificados; estes equipamentos são sistemas de emergência, saídas de emergência, porta corta fogo, mangueira, extintores, sprinklers, novec 1230, epi’s.
SUMARIO
INTRODUÇÂO Pag. 4
DESENVOLVIMENTO Pag. 5
CONCLUSÃO Pag. 9
REFERENCIA Pag. 10
INTRODUÇÃO
Com o avanço na indústria, e tecnológico, começaram a pensar em preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores e também o patrimônio. Foi a partir daí que começou a surgir o que chamamos hoje de equipamentos de proteção contra incêndios.
DESENVOLVIMENTO
O QUE É FOGO? O fogo é um fenômeno químico denominado combustão. Para a realização desse fenômeno, é imprescindível a presença do oxigênio, tratando-se, portanto de um fenômeno de oxidação. O fogo nada mais é do que uma reação química que desprende calor e luz, produzindo alterações profundas na substância que se queima.
ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO
Vimos que a combustão é uma reação química. Para a formação do fogo, são 03 os Elementos Essenciais que reagem entre si. Combustível + Calor + Comburente = Fogo Combustível é o elemento que alimenta o fogo e que serve de campo para sua propagação. Pode ser:
Sólido(madeira, borracha, papel)
b) Liquido (álcool, éter, gasolina, etc.)
c) Gasoso, (butano, propano etc.)
O calor é o elemento que dá início ao fogo. È ele que faz fogo manter e se propagar pelo combustível. É o elemento ativador de fogo e que da vida às chamas.
O comburente mais comum é o OXIGÊNIO que é encontrado na atmosfera, na base de 21%.
Como vimos, são 03 (três) os elementos do fogo: Combustível, Calor e Comburente. É o inter-relacionamento destes três elementos que dão origem ao fogo, formando o