Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE
NATAL- RN
2014
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DOCENTE: Dr. SEBASTIÃO FILHO TURMA: A
DISCENTE: GISELLE DA TRINDADE MODESTO
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
NATAL- RN
2014
INTRODUÇÃO Os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva são fundamentais para proteger a saúde e integridade física tanto do trabalhador quanto do paciente.
DESENVOLVIMENTO
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA
1-Extintores de incêndio
Os extintores têm a função de eliminar ou controlar focos menores de incêndio. O custo desses equipamentos é baixo quando comparado ao benefício de agir rapidamente em casos de incêndio para poupar danos em seu patrimônio e à vida de seus familiares.
Os extintores contêm substâncias específicas para diferentes tipos de incêndios e são classificados de acordo com o material de combustão que esteja alimentando o fogo. Os de classe A são para incêndios em materiais sólidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido, etc. que se caracterizam por deixar após a queima, resíduos como carvão e cinza; os de classe B são para incêndios em líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP, parafina, etc.; os de classe C são para incêndios que envolvam equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc.; e os de classe D são para incêndios em metais combustíveis, tais como: magnésio, titânio, potássio, zinco, sódio, etc.
2-Caixa descartável para perfurocortantes
Usada para descartar os resíduos perfurocortantes como: seringas hipodérmicas, agulhas de sutura, bisturis, entre outros.
3-Detectores de fumaça
Estes trabalham em conjunto com os extintores, detectando e alertando todos