Equipamento para aula prática
Armadilhas de contenção viva (Tomahawk e Sherman) As armadilhas TOMAHAWK e SHERMAN são usadas para capturar uma grande variedade de mamíferos. Os usos mais comuns são para estudos populacionais, ecológicos e de taxonomia. São armadilhas seguras, eficientes, com tamanhos variados, duráveis e de fácil transporte.
As armadilhas do tipo gaiola são especialmente eficazes na amostragem de espécies predominantemente terrestres, podendo ser adaptadas com relativo sucesso para a captura de espécies arborícolas, como alguns marsupiais e roedores equimídeos.
Sendo assim, as armadilhas são montadas em trilhas usando iscas para a captura dos animais.
Armadilha Tomahawk
Fonte: http://www.ecotonebrasil.com
Armadilha Sherman
Fonte: http://logmateriais.com.br/
Armadilha de queda (Pitfall traps)
Armadilhas de queda ou pitfall traps, consiste de baldes plásticos de 30, 60 ou 100 litros enterrados até que a abertura fique no nível do solo, montados em forma de estrela, com três ou quatro baldes dispostos em torno de um balde central, distantes cerca de 5m, e unidos a ele através de uma barreira formada por faixas de plástico de 60cm de altura sustentadas por ripas de madeira. O propósito das faixas de plástico é direcionar os animais para que caiam nos baldes. Uma montagem alternativa consiste em formar transectos com o comprimento desejado, compostos por baldes distantes 5m uns dos outros e unidos por faixas de plástico. Da mesma forma que as armadilhas de contenção, o tamanho dos baldes das armadilhas pitfall limita o tamanho dos animais que podem ser amostrados, além de permitir que algumas espécies de hábitos saltatoriais ou escansoriais como roedores caviomorfos consigam escapar.
Armadilha de queda (Pitfall trap)
Fonte: http://www.ecotonebrasil.com
Câmera Trap
A câmera trap ou traduzindo ao pé da letra “câmera armadilha”, é uma câmera automatizada para flagrar animais em vida livre. Primeiramente ela é colocada em