Equipamento de proteção individual: a importancia de sua utilização na construção civil
Na construção civil a sua utilização é de fundamental relevância para a qualidade de vida desse colaborador, pois os EPIs devem proteger: a cabeça, os membros superiores, os membros inferiores, a audição, a respiração, o tronco e a pele, além de proporcionar proteção contra quedas.
Outro objetivo deste trabalho é abordar de maneira breve alguns tipos de EPIs mais utilizados na construção civil que são: capacetes para proteção da cabeça, luvas para a proteção das mãos, botas e botinas para proteção dos pés, óculos para proteção dos olhos e cinto de segurança para proteção contra quedas. O uso de EPIs é muito importante para se evitar acidentes de trabalho e também evitar problemas trabalhistas, a educação dos colaboradores dos riscos iminentes, por eles não utilizarem, ou utilizarem de maneira errônea os equipamentos ainda é a melhor maneira de informação. Segundo José da Cunha Tavares, onde ele diz: “...acidente do trabalho é aquele decorrente do exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”(ano, pág.).
Pode causar desde um simples afastamento, até a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, até mesmo a morte do segurado. Exigir o cumprimento das normas de higiene do trabalho e segurança do trabalho é de suma importância para a integridade desse colaborador, a correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) é o primeiro passo a ser adotadas nas empresas.
Neste contexto, buscando um maior envolvimento dos conhecimentos técnicos que nos vêm sendo repassados através do