Equinocose
A classe Cestoda que abrange endoparasitas diferem em alguns tipos de Tênias, Taenia solium, Taenia saginata, Echinococcus g. , Dibothriocefalus l.
Diferentes casos referentes à ingestão desses parasitas ou cistos causam de fato problemas também diferentes.
A Hidatide é uma larva Echinococcus g. que desenvolve-se na fase adulta e transforma-se em uma Tênia que parasita o intestino de alguns animais carnívoros(também o homem). A ingestão de ovos dessas Tênias faz com que os ovos liberem larvas Hidatides, uma vez ocorrido esse fato, as larvas passam a parasitar órgãos como figado, pulmão, cérebro. Essa parasitose causada pelas larvas Hidatides é chamada de Hidatidose e é extremamente perigosa, o que diz respeito ao crescimento das mesmas no cérebro que chegam a uma média de 15 cm a 30 cm. O homem e outros animais quando parasitados por larvas são Hospedeiros Intermediários.
No entanto, a ingestão de larvas já formadas acarreta no parasita do intestino, isto é, a Tênia procura o intestino do animal levando boa parte da vitamina B12, causando anemia. Esse problema é nomeado de Echinococose e agora esse animal é o Hospedeiro Definitivo. Conclusão:
Ciclo de vida[editar | editar código-fonte]
O parasita adulto (hermafrodita) vive durante cerca de um ano no intestino do hóspede definitivo os seus ovos . Os ovos são então ingeridos na água ou plantas pelo hospedeiro o homem e um dos seus principais hospedeiro intermediário, normalmente uma ovelha, um roedor ou outros herbívoros, mas acidentalmente também pelo Homem. No intestino destes animais, os ovos libertam as larvas, que penetram na