Equador e Suriname
Localizada na América do Sul limitada a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico, é um dos dois países da região que não tem fronteiras comuns com o Brasil, além do Chile.
Sua principal língua é o espanhol ,mas entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão : quíchua, shuar e mais onze idiomas.
CURIOSIDADES:
1. A ave símbolo da bandeira do Equador é um condor andino.
2. A origem do nome do país não podia ter outra explicação. O Equador tem esse nome justamente por que é cortado ao meio pela Linha do Equador .
3. Apesar de ser cortado pela Linha do Equador (o que normalmente torna as temperaturas mais quentes), o clima equatoriano varia de acordo com a altitude, indo do equatorial da floresta amazônica ao “gélido” da cordilheira dos Andes.
SURINAME
Localizado ao norte da América do Sul, faz fronteira com a Guiana Francesa na direção leste, com o Brasil ao sul, com a Guiana a oeste e com o Oceano Atlântico ao norte
A língua neerlandesa é a língua oficial do Suriname. Os surinameses também falam as suas próprias línguas: Sranang Tongo, javanês e outras. O inglês é muito usado, em especial em instalações orientadas para o turismo.
curiosidades:
1. A comida local é uma mistura da culinária indiana e Indonésia. Pode-se comer bem pagando pouco nos warungs que tem alimentos populares como o arroz, peixe e macarrão.
2. A região era habitada por índios aruaques, tupis e caraíbas antes da chegada dos espanhóis no século XV
3. O Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita, tendo sua modesta economia baseada na exploração e no beneficiamento desse minério, do qual se produz alumínio.