epistemologias
Como em tudo na vida, as nossas opções no trabalho educacional dependem da interpretação que damos às coisas que nos cercam, dependem da leitura que fazemos da realidade circundante, isto é, dependem da postura filosófica que temos perante o mundo. De outro lado, o papel da educação é possibilitar ao ser humano olhar para o mundo ao seu redor para poder dar-lhe um sentido. Por isso há uma relação de reciprocidade entre filosofia e educação. Quer dizer: a partir da visão de mundo que o ser humano já possui, ele inicia o seu procedimento educacional, que por sua vez, vai possibilitar-lhe nova leitura de mundo.
As diversas visões/interpretações do mundo podem ser assim resumidas e esquematicamente apresentadas:
CONCEPÇÕES HUMANISTAS: São aquelas concepções da realidade que acentuam uma preocupação em explicar o papel proeminente do ser humano no conjunto da realidade. Apresentam-se em três linhas diferentes:
1.1. Idealismo: É a visão que afirma: a realidade é essencialmente espiritual. O mundo físico em si é colocado em segundo plano. O ser humano é antes uma idéia abstrata, um ser espiritual que se acha limitado pelo corpo, um ser provisório e passageiro.
1.2. Realismo: É a leitura da realidade por parte daqueles para quem o mundo material é tão real quanto o mundo espiritual e existe independente deste. O ser humano é um composto de uma parte espiritual e outra material. A parte espiritual é superior seja porque foi criada diretamente por Deus, seja porque foi criada por Deus através da força que ele colocou na natureza, seja porque representa um desenvolvimento espontâneo desta última.
1.3. Existencialismo: É a interpretação da realidade cuja preocupação fundamental é a pessoa existencial. Concentra-se nas coisas que estão aí, realçando o papel do ser humano na sua situação do momento. A filosofia é um encontro do ser humano com os