Epistemologia
MAURICEIA VIEIRA PEREIRA
A EPISTEMOLOGIA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS
NOVO HAMBURGO
2015
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa aprimorar conhecimentos na disciplina de epistemologia das ciências da educação, comparando entrevista feita com professor do 2 ano das series iniciais com textos lidos de Cortella, onde fala da escola e o conhecimento. Produzindo assim um ensaio entre a teoria e a prática da educação básica na atualidade.
A EPISTEMOLOGIA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS
Cortella nos remete a reflexão sobre o que cada um de nós está fazendo pela educação em nossas escolas. Lembrando que uma boa educação não se faz dentro de um prédio escolar. Lembrando de que vivemos em um mundo liquido, onde tudo passa rápido demais e quando nos damos conta as crianças cresceram em meio a correria que cada família vive pelo sustento de cada dia, e agora são adolescentes revoltados com as famílias, a sociedade a escola, levando assim a um grande abandono escolar nesta fase da vida. E de quem é a responsabilidade? De todos. Pois a base de uma boa educação se constrói em casa, enquanto que o dever da escola é de produzir conhecimento, não esquecendo que o poder público também tem a sua parcela pois deveria promover espaços adequados ao bom desenvolvimento escolar.
Na entrevista feita com a professora, a pergunta era de que os alunos/alunas precisam para aprender o conteúdo, a resposta foi “...um bom ambiente, motivação, afeto e apoio da família...” , confirmando assim que é um conjunto necessário para se desenvolver uma educação de qualidade.
Não esquecendo a importância de uma boa formação de professores para que os mesmos possam estar preparados para trabalhar com vários tipos de crianças , pois as famílias mudaram muito nos últimos anos, e as chamadas famílias tradicionais, não são como eram a alguns anos, sem esquecer a singularidade e as dificuldades de cada criança, falta de recursos financeiros, doenças na família, são