Epistemologia
“Introdução ao Pensamento Epistemológico”
A epistemologia, é tradicionalmente considerada uma disciplina no interior da filosofia. Significa etimologicamente discurso (logos) sobre a ciência (episteme) surgida a partir do século XIX no vocabulário filosófico.
Segundo o livro de Hilton Ferreira Japiassu “Introdução ao Pensamento Epistemológico”, no sentido amplo do termo, epistemologia é o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, formação e desenvolvimento de seus produtos intelectuais. Dividida em três tipos: Epistemologia global (geral); Epistemologia particular (campo particular do saber “especulativo”) e Epistemologia específica (estuda de modo mais próximo, técnico uma disciplina definida do saber).
Epistemologia é muito mais que uma disciplina, é filosofia, ciência e historicidade.Ela toma o conhecimento como reflexão,fatos em ideias, cujo objetivo é submeter a prática dos cientistas a uma reflexão, onde um problema é imposto para depois ser resolvido observando a prática efetiva destes.É uma área extensa onde não há um significado único, dependendo do objeto a ser estudado,sua destinação e interrese. Epistemologia é então conhecimento que estuda conhecimentos de vários pontos de vista, fazendo questionamentos entre as diversas ciências afim de gerar reflexões.
Nessa definição, surge então o saber, que vem conceituado pelo autor em dois modos: Saber e o pré-saber.
Saber: é um conjunto de conhecimentos e cultura adquiridos, que define disciplinas intelectuais, que se é transmitido e aplicado à aprendizagem (fazer e o técnico) e que abrange a reflexão pela filosofia- saber racional, as ciências e o místico- saber crente ou religioso e as matemáticas, esta ligado diretamente à ciência.
Pré-saber: são as opiniões primárias sobre determinado assunto, pré-noções que são dadas através do conhecimento vulgar, sem experiência prática, certeza.”Todo saber humano está ligado a um pré saber”.
Iporá 22 de