Epidemiologia ATPS
Por algum tempo prevaleceu a idéia de que a epidemiologia restringia-se ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. Hoje, é reconhecido que a epidemiologia trata de qualquer evento relacionado à saúde (ou doença) da população, é considerada a ciência básica para a medicina preventiva e uma fonte de informação para a formulação de políticas de saúde pública. A epidemiologia estuda, acima de tudo, a relação causa-efeito entre exposição e doença.
As doenças não acontecem de forma aleatória, elas têm causas, muitas delas de origem humano, que podem ser evitadas.
OBJETIVOS:
Realizar um inquérito epidemiológico;
Apresentar como resposta a construção de um Manual de Prevenção e Orientação em Saúde.
METODOLOGIA
Trata-se de um inquérito epidemiológico realizado no campus da Universidade
Anhanguera Educacional. Elaboraram-se instrumentos de pesquisa simplificados – um questionário fechado feito pelos próprios acadêmicos de enfermagem. Foram reproduzidos e distribuídos no grupo.
A coleta de dados foi realizada à mulheres em idade fértil cursando a graduação de diferentes cursos.
O Ministério da Saúde nos mostra que a faixa etária de mulheres em idade fértil é de 10-49 anos. Usamos porém como critério de inclusão apenas mulheres na idade de 18-49 anos, por acharmos ser o público em maior quantidade no período da graduação.
Critérios de exclusão mulheres de 10-17 anos e acima de 49 anos.
Após a coleta deu-se a apresentação e discussão dos dados para elaboração de um Manual de Prevenção e Orientação em Saúde respondendo a necessidade
alcançada.