EPD Elasticidade preço demanda
Quando a demanda é elástica, a quantidade demandada reage bastante às variações de preço, ou seja, uma pequena variação nos preços provoca grandes reações nas quantidades
Neste exemplo mostrado por você nos mostra que esse aumento no preço provocou uma pequena variação percentual nas quantidades procuradas, chegando a ser considerada uma demanda inelástica em relação ao preço.
Na teoria econômica, o termo elasticidade significa sensibilidade.
Em Economia, quando a demanda do bem X é elástica, em relação ao preço, os consumidores do bem X são sensíveis a alterações de seu preço. Caso este aumente, por exemplo, o número dos consumidores diminuirá de forma significativa, bem como a quantidade procurada do bem X.
Na situação contrária, quando a demanda do bem X é inelástica, os consumidores do bem X mudarão muito pouco em relação à quantidade procurada, mesmo que o preço se eleve substancialmente.
Fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda
Veja os fatores que influem na elasticidade-preço da demanda:
• Quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, menos elástica será a sua demanda: se o bem X é um produto essencial para o consumidor, aumentos em seu preço reduzirão muito pouco a sua quantidade adquirida e diminuições no seu preço aumentarão muito pouco o seu consumo. Desse modo, produtos de primeira necessidade, tais como gêneros alimentícios e roupas, tendem a ter demanda inelástica, enquanto produtos de consumo supérfluo apresentam, geralmente, demanda elástica em relação a seu preço.
• Quanto menos substitutos tiver o bem, menos elástica será sua demanda: se o