EO A1 15
Ética é conceituada como norma principal para constituir princípios sociais como uma influência que o código moral estabelece sobre a nossa vida, como lidamos com esses fundamentos de conduta, e também como aceitamos ou não esses valores normativos. Na ciência ela é fundamental para que sejam respeitados esses princípios de acordo com o grau imposto pela sociedade, seja de forma hereditária, religiosa ou política.
Como principais exemplos da correlação ética e ciência estão o aborto, a clonagem, o suicídio assistido, alimentação transgênica e pesquisas científicas que degredam o conceito bioético.
De acordo com o artigo estudado, as pesquisas científicas básicas são financiadas pelos próprios cidadãos que ao pagarem seus impostos parte dele é revestido a essas pesquisas, ou seja, isso deveria dar direito ao cidadão de tomar consciência do tipo de pesquisa realizada com a autorização do governo, o que não acontece. Também acontece a pesquisa financiada de outra maneira, como na indústria que visa fins lucrativos e o Estado que investe na pesquisa voltada para fins militares.
Por sua vez a não revelação dessas pesquisas ao público evita questionamentos e repressões, devido à ética não ser exercida na prática, sendo assim usufruindo da clandestinidade para a realização das pesquisas.
Até mesmo com Da Vinci escondendo seus projetos por temer que eles fossem utilizados de uma forma destruidora da humanidade, eles foram descobertos apenas retardando o processo. O mesmo aconteceu com Einstein que estudou e desenvolveu as energias nucleares com a finalidade de utiliza-la para o meio da saúde, modernizando-a. Mas o homem com a sua perversidade transformou a evolução da saúde em milhares de mortes através do enriquecimento da descoberta de Einstein na bomba nuclear.
Ainda como exemplo, o uso da clandestinidade por mais que tenha sido de forma cruel e desumana, foi fundamental para o início