Capitalismo
A generalização da forma-mercadoria é a tendência fundamental e força MOTOR do capitalismo, procurando produzir sempre mais valores de uso enquanto valores de troca na forma de mercadorias mediante trabalho assalariado. Os estágios de desenvolvimento se definem precisamente de acordo com as condições em que tal tendência pode se concretizar. Nos primórdios do capitalismo, em seu estágio extensivo, a expansão da produção de mercadorias se dá primordialmente pelaextensão do assalariamento às RELAÇÕES pré-capitalistas: servos, produção para subsistência, produtores independentes, acrescida do efeito do aumento da PRODUTIVIDADE .
A regulação do capitalismo se dá por uma relação dialética do mercado, que através dos preços regula a quantidade e as técnicas de produção de mercadorias e a intervenção necessária ainda que antagônica do Estado que assegura ascondições institucionais e a infraestrutura para o funcionamento da produçào de mercadorias e em últimaANÁLISE , da reprodução da sociedade capitalista.
A CONSTRUÇÃO da ideologia liberal Além da coerção e a violência, a sociedade capitalista lança mão de uma ideologia destinada a conseguir a dominação consentida da burguesia sobre as classes subalternas. As sociedades anteriores inscreviam as RELAÇÕES deCLASSE em sua constituição; a sociedade burguesa as escamoteia atrás das idéias do 'bem comum' (Commonwealth), interesse