ENXOFRE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Álvaro Pereira da Silva
Renata Cardoso de Melo
Valéria Hipólito de Souza
SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
Paracatu/MG
2014
Álvaro Pereira da Silva
Renata Cardoso de Melo
Valéria Hipólito de Souza
ENXOFRE
Trabalho elaborado ao Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, como requisito parcial para obtenção de nota a disciplina de Solos e Nutrição de Plantas.
Profº: Valdeir Dias
Paracatu/MG
2014
INTRODUÇÃO
O enxofre é um elemento químico e tem como número atômico 16, possuindo também massa atômica 32,065 u. Possui as seguintes características: é representado pela letra S de forma maiúscula, se localiza na tabela periódica no período 3, atua sobre o grupo dos calcogênios. Seu estado físico é sólido quando se encontra a uma temperatura de 20ºC com pressão de 1 atm. Possui uma coloração amarelada, não possui sabor, mal condutor de calor e eletricidade além de ser quase inodoro, ou seja, quase não possui cheiro. É insolúvel em água, porém apresenta solubilidade em dissulfeto de carbono. Um de seus compostos mais conhecidos é o dióxido de enxofre (SO2), um dos responsáveis pelo surgimento de chuvas ácidas, as quais se caracterizam como uma das principais fontes dentre outras como: meteoritos, vulcões e fontes de águas termais.
Assim como, também pode ser extraído de impurezas de vários metais, ou ainda pela recuperação de gases ácidos originados do petróleo. Entre os minérios de sulfeto que contém enxofre, podemos citar alguns mais conhecidos como a galena (PbS), a Pirita (FeS2), a esfalerita (ZnS) e o Cinábrio (HgS). Possui diferentes formas de arrumação entre as ligações de seus átomos como a cristalina, onde citamos o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.
O enxofre