Envelhimento da População e o Consumo de Medicamentos para Hipertensão Arterial
1214 palavras
5 páginas
Justificativa: Estudos epidemiológicos sobre a hipertensão arterial e sua distribuição geográfica são de extrema importância para que possamos entender como processos demográficos podem influenciar os casos de hipertensão arterial, e conseqüentemente influenciar na comercialização de medicamentos.
Processo de Envelhecimento
O Brasil, assim a exemplo de outros países em desenvolvimento, vem apresentando um acelerado processo de envelhecimento da população, ocasionando profundas alterações em sua estrutura etária da população. Os países desenvolvidos, apesar de já passarem por um envelhecimento da população e possuir uma grande massa de pessoas idosas, tiveram um processo de envelhecimento da população gradual com duração de mais de um século. Porém no Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, este processo vem acontecendo em uma grande velocidade, provocando, e com perspectivas futuras catastróficas, grandes problemas estruturais como sistema público de saúde deficiente, maior gasto com a previdência, diminuição da PEA (População Economicamente Ativa), etc.
O envelhecimento da população pode ser explicado principalmente por três fatores: diminuição da natalidade, diminuição da mortalidade e maior esperança de vida ao nascer. Com esses três fatores temos, conseqüentemente, um número cada vez menor de crianças, um número cada vez maior de pessoas chegando à fase idosa e os idosos, por sua vez, estão ficando mais velhos, aumentando a idade média dos idosos.
Com essa alteração na estrutura etária, ou seja, com a população ficando mais velha, vem ocorrendo uma mudança no perfil epidemiológico geral da população, passando de uma caracterização de enfermidades de jovens (basicamente doenças infectocontagiosas) para enfermidades complexas e onerosas, características de doenças de idades avançadas (IBGE, 2009, pág. 7).
Com o envelhecimento da população e aumento do número de idosos, há um número maior nos casos de doenças classificadas como crônicas