Entrevista
Curso de Pedagogia
CRISTIANE MESQUITA
INGRID SIMÕES
MARIANA APARECIDA
MONICA CASSIOLI
TAYNA ABAD
JUNTANDO TEORIA E PRÁTICA:
IMIGRAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR
SÃO PAULO
2015
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Curso de Pedagogia
CRISTIANE MESQUITA
INGRID SIMÕES
MARIANA APARECIDA
MONICA CASSIOLI
TAYNA ABAD
JUNTANDO TEORIA E PRÁTICA:
IMIGRAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à disciplina de
Políticas e Prática de inclusão e como parte avaliatória do curso de
Pedagogia.
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma entrevista com uma imigrante Haitiana, buscando direcionar os questionamentos sobre o processo de escolarização, o convívio social, e as dificuldades encontradas em um país que não seja o seu de origem, porém é preciso dizer que a opinião ou a forma como um único imigrante lida com as questões não vale para todos, mas nos leva ao objetivo do trabalho que é integrar a teoria à prática, e também compreender como é vivido o processo de inclusão no âmbito escolar.
A ENTREVISTA
A entrevista aconteceu em dois momentos visitou-se a Missão Paz, rua do Glicério - Liberdade, e uma CEI, localizado no mesmo endereço.
Na Missão Paz, encontramos um grande grupo de haitianos, lá escolheuse, aleatoriamente, uma senhora que estava conversando, houve as devidas formalizações, apresentamo-nos e falamos-lhe sobre o trabalho e esta, um pouco receosa e acanhada, nos deu o consentimento para que a entrevista transcorresse.
Logo percebemos que a senhora que entrevistávamos entendia o que falávamos, ainda que com um pouco de dificuldade na pronuncia do português, o que, nos facilitou a compreensão.
A senhora Julia, Haitiana da cidade de Arcahaie, informou ter 37 anos, e tem três filhos, dois permanecem no Haiti, e apenas uma menina de quatro anos,
Clausa está com ela. Veio pra o Brasil há quatro anos, a procura de melhores condições, já que seu país é um dos mais pobres do mundo.
Segundo ela sofreu e ainda sobre muitos preconceitos por falta