entrevista
Trabalho Gestão de Cargos, Remuneração e Benefícios.
Sumario:
Introdução.
1. SALÁRIO:
O salário é a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele executa, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.
Existe um valor mínimo que deve ser pago para o funcionário, conforme as leis trabalhistas brasileiras ou de associações ou sindicatos que o empregado pertence.
Existem três maneiras que permitem que o salário seja pago, são elas:
- por tempo de trabalho – o valor é fixo;
- por produção - é variável e depende exclusivamente do funcionário;
- por tarefa (comissão) – misto, o funcionário recebe um valor fixo + um valor por vendas, por exemplo. (Fonte: www.brasilescola.com)
2. REMUNERAÇÃO:
A remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.
A remuneração é gênero e salário é a espécie desse gênero. A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho. (Fonte: www.guiatrabalhista.com.br)
3. COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO:
A remuneração é composta por 3 fatores: o cargo, a pessoa ( competências) e os resultados da empresa.
O "TAMANHO" DO CARGO + VALOR DE MERCADO: quanto vale ($) cada cargo nesta empresa? Qual o "tamanho" de cada cadeira? A resposta é dada pela DESCRIÇÃO do cargo e por um processo de AVALIAÇÃO. Feito isto, vamos ao