Entrevista ExtraFarma
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE.
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
ALUNA: KEVELLYN UTTA, MARIANA DOMINICE E SUAANE MARINHO
DISCIPLINA: LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO
Entrevista com a farmacêutica Gilzete Barros (G.B)* e com o gerente comercial Flávio Aroucha(F.A)**, ambos da Farmácia Extrafarma (Cohatrac).
1. Qual a área de ação da empresa?
G.B* e F.A**: Produtos farmacêuticos e cosméticos. 2. Qual é o público alvo?
G.B e F.A: Pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais.
3. Você aconselha aos empresários primeiro adquirir know-how trabalhando em empresas que já estão no mercado para só depois empreender em algo próprio?
G.B e F.A: Os empresários devem primeiro adquirir experiência para depois abrir seu próprio negócio, pois só assim saberão se valerá ou não a pena abrir investir nessa área.
4. É indicado procurar sócios ou um negócio exclusivo é mais vantajoso?
G.B e F.A: depende do tipo de sócio, pois há sócios que só querem usufruir dos benefícios enquanto outros compartilham os lucros e os prejuízos da empresa, já a desvantagem de abrir o negócio só é o empresário assume todo o risco.
5. A escolha dos clientes é um passo fundamental para a empresa? Quando um cliente pode ser danoso para a empresa?
F.A: o estoque da farmácia é feito pela matriz (Belém – PA), todavia quando a procura de um produto é muito grande e sua oferta é menor, pedimos que acrescentem uma maior quantidade desse produto. O cliente se torna danoso para a empresa quando ele “vive” trocando mercadoria e quando ele quer forçar a venda de medicações que necessitam de receituário médico.
6. Como valorar a rentabilidade de cada item (produto, serviço prestado) apresentado aos clientes?
F.A: O preço é tabelado pela matriz, baseado nas pesquisas feitas pelo setor de marketing da empresa, onde os indivíduos desse setor disfarçadamente visitam as concorrentes e verificam os preços