Entrevista - empereendedorismo
1093 palavras
5 páginas
IntroduçãoFátima Rosário de Almeida é dona de um pequeno restaurante chamado “Á Moda Caseira” na cidade de Mogi-Mirim, é uma empreendedora que agregou o gosto pela culinária à necessidade e desejo de uma comunidade.
Entrevista
* Quais foram as razões as quais te motivaram a ser uma empreendedora? Bom, o principal motivo foi a paixão por aquilo que eu faço. Já é de família então... Foi algo natural.
* Durante o processo de criação do negócio, houve alguma pessoa ou empreendedor (a) que te influenciou?
Ah, sim, claro. A minha mãe foi uma figura muito importante não só no mundo dos negócios, como também na minha vida. Ela é uma grande mulher, batalhadora sempre buscou meios para realizar seus objetivos. Sobre as influências eu acho que pessoas como Eike Batista e Bill Gates são realmente talentosas.
* De um modo geral, o processo empreendedor se dá por algum evento de disparo; seja uma demissão, aposentadoria. Com você, houve esse evento? Na verdade eu tentei outras profissões antes de decidir que abriria meu próprio restaurante, mas, depois, vi que essa era a profissão que eu deveria seguir. Talvez esse foi o “meu evento de disparo”.
* Qual tipo de educação formal você teve, ou seja: cursou ensino médio, superior? Se sim, como isso interferiu nos negócios? Fiz o Ensino Médio e tentei a faculdade de Psicologia, eu gostava da área, mas de cara, no primeiro ano, vi que “aquilo” não era pra mim. Foi então que resolvi abrir meu negócio. Não tenho educação superior, já que praticamente tudo o que eu sei aprendi principalmente com a minha mãe e a minha família, que são descendentes de portugueses, então já viu né...
* O empreendedor é aquele que consegue encontrar uma oportunidade no mercado e cria seu negócio. Como você identificou essa oportunidade? E como a avaliou? Eu juntei o útil ao agradável (risos). Eu queria abrir meu negócio e era um ramo que estava escasso na cidade — sem contar que o fato do nosso restaurante