Entrevista com idoso
- Nome: S. M.
- Idade: 80 anos
- Sexo: Masculino
- Profissão: Aposentado
- Grau de escolaridade: 2 grau completo e técnico contabilidade
- Est. Civil: Casado – mora com Esposa e filho do meio solteiro
- Posição na Família de origem: Filho do meio
- Nível sócio- econômico: Classe média 2- Qual é a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? R: Levantar com calma, por volta das 10:00 horas, tomar um bom café e sair para resolver problemas na rua como ir ao banco, pagar contas. Fazer palavras cruzadas, ver televisão – filmes, reportagens. 3- Como é o seu relacionamento familiar? R: Ótimo, gosta de ficar com a família. Tem 04 filhos, noras e netos. 4- Como é o seu relacionamento social/ amizades? R: Pouco. Fica mais com a família. Hoje não tem amigos próximos. 5- Como é o seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias? R: Normal, gosta dos jovens, aprecia a convivência com os netos. 6- Como você acha que é a vida das pessoas de sua idade? No que a sua vida é semelhante ou diferente? R: Acho que depende muito do caráter e personalidade de cada um. A semelhança seria a condição de aposentado porque tem mais tempo para conviver com as pessoas e mais tranquilidade.
7- Comparando com outro momento de vida, quais as semelhanças e diferenças que você percebe? R: Antes era muito positivo pela juventude com mais energia e mais entusiasmo, incluindo pela vida. A igualdade aparece no temperamento, sempre fui tranquilo, não tive ansiedade durante o tempo da juventude.
8- Quais assuntos, temas, problemas, preocupações, medos são vitais para as pessoas de sua idade? Em relação a estes temas ou outros, quais são importantes para você? Como? R: A violência atual. Porque a violência aumenta a cada dia e tenho medo pelos filhos, netos. Não tenho preocupação comigo mesmo. Com isso, tenho a preocupação e medo no rumo que o mundo