ENTENDENDO O EXCEL TUDO SOBRE A FUNÇÃO SOMA
Antes de iniciarmos
Antes de começarmos a ler estas dicas sobre a função soma, é aconselhado a que definimos a opção de pontuação do nosso leitor de ecrã, para ler toda a pontuação, já que os exemplos da função soma, apresentam vários sinais, que é necessário o nosso leitor de ecrã estar definido para ler toda a pontuação, para que os pronuncie.
Pode de qualquer maneira, sempre pressionar as setas direccionais, esquerda e direita, para ler os sinais.
Se utiliza o Jaws como o seu Shoftware leitor de ecrãs, aqui fica como alterar o padrão da pontuação, rapidamente e temporariamente:
1. Pressionar Insert + V, para ter acesso às opções de eloquência do Jaws.
2. Na caixa de lista que se apresenta, pressione seta a baixo até: Pontuação, (este item pode estar definido para: pontuação alguma; pontuação a maioria; pontuação toda; pontuação nenhuma).
3. Deve pressionar barra de espaços, para alterar o nível de pontuação, até ouvir: Pontuação Toda.
4. Pressione Tab até ao botão fechar, e pressione Enter ou barra de espaços.
As funções
As funções do Excel, são fórmulas já predefinidas, que facilitam ao utilizador efectuar operações, como por exemplo somas, médias, encontrar valores máximos e mínimos, fazer contagens com referências em um critério, fazer somas perante critérios, testes de comparação (condicionais), etc.
As funções trabalham com argumentos, que podem ser números, texto, referências de células, e outras funções.
Toda a função começa com o sinal de igual (=), seguido do nome da função, um parêntese ( de abertura, os argumentos, e um parêntese ) a fechar a função.
A função soma =soma(argumentos)
Para que possamos entender bem a função é aconselhado a termos o Excel aberto, e tentar efectuar os exempos.
Se por exemplo na linha 1, da coluna A até à coluna G, tivéssemos valores numéricos,: ou seja respectivamente nas células A1; B1; C1; D1; E1; F1; G1. E pretendêssemos somar os respectivos valores,