Ensino, saúde e transporte públicos na ZL
Estudantes alcançaram média igual ou superior a ‘4’ na avaliação realizada pelo governo federal
[ i ]
Manaus - Com a meta de reduzir de 12% para 7% o índice de abandono escolar no turno noturno em 2013, as 33 escolas públicas estaduais da área de abrangência da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE 5) iniciaram nesta segunda-feira a apresentação dos índices educacionais alcançados em 2010, 2011 e 2012.
O trabalho faz parte da 4ª Mostra de Gestão realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Entre as sete coordenadorias da capital, a CDE 5 é a que administra o maior número de alunos: 45 mil, aproximadamente.
Segundo a coordenadora da CDE 5, professora Maria Carneiro, as escolas da zona leste de Manaus estão, em sua maioria, com média igual ou superior a ‘4’ no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliação do governo federal. Segundo ela, o desempenho é considerado bom e muitas escolas superam a média ‘5’.
A coordenadora informou que uma das principais metas para 2013, no Distrito 5, é reduzir o número de alunos que abandonam a escola. “Em 2012, 12% dos estudantes que se matricularam abandonaram a sala de aula.
Praticamente 100% desses alunos são do turno noturno. É um público adulto, que acaba se afastando da escola ao longo do ano, principalmente por motivo de trabalho. Muitos são mães e pais de família, que acabam tendo que optar entre a escola e o sustento da família. São problemas externos à escola, mas que tentaremos trabalhar para minimizar”, afirmou.
Outra meta da coordenadoria para 2013 é a redução do índice de reprovação de 7% para 3%. “Queremos também alcançar a casa de 90% de alunos aprovados satisfatoriamente. É um grande desafio, mas temos tudo para conseguir”, garantiu.
A coordenadora do Distrito 5 da Seduc, professora Maria Carneiro, observa que um grande desafio é fazer o assessoramento pedagógico e administrativo de todas as escolas da