Ensino empreendedorismp

2401 palavras 10 páginas
|Por que o ensino de empreendedorismo? |

Nos últimos anos a cultura empreendedora tem se disseminado por todo o mundo com extrema rapidez. As Escolas de uma forma geral, as Escolas Técnicas, Escolas Agrotécnicas, Cefets e as Universidades e setores ligados à pesquisa e desenvolvimento têm contribuído muito nesse processo, pois é cada vez maior o número de cursos oferecidos nessa área. Mesmo assim, esse número é insuficiente em relação à demanda.

A atual crise econômica e as altas taxas de desemprego têm despertado o interesse geral por esse tipo de ensino e atividade, mas, exatamente por isso, aventurar-se no insólito mundo dos negócios sem a qualificação necessária pode ser e tem sido desastroso.

A crescente procura por cursos nessa área, somada ao quadro da necessidade atual de mudanças rápidas de idéias e de atitudes em todas as áreas do conhecimento e das profissões, exige tanto a disseminação como a gestão da cultura do empreendedorismo.

Assim sendo, a produção teórica sobre o empreendedorismo não só tem aumentado significativamente, como também concentra-se num esforço para se chegar a uma definição mais exata sobre o que é empreendedorismo. As literaturas mais atuais definem empreendedorismo como um processo de renovação pessoal e organizacional que traz inúmeros benefícios sociais e econômicos para a sociedade.

Diversos estudos e opiniões têm sido formulados, colocando em evidência que o espírito empreendedor pode ser desenvolvido através de um processo educativo, que melhore as possibilidades de conceber, criar e desenvolver com êxito uma carreira empreendedora (Varela, 1989).

Neste sentido, este artigo pretende discutir a implementação da disciplina de empreendedorismo no Cefet-pb, enfatizando a relevância da temática tentando contribuir na formação e no desenvolvimento do ensino e da cultura empreendedora junto aos seus alunos, utilizando-se de uma prática pedagógica pró-ativa, e que venha alcançar efetivamente seus

Relacionados

  • Relatório de estágio
    5516 palavras | 23 páginas