ENSINO- CARACTERIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO EM RELATÓRIO
1- Formativa
- De forma sistemática e contínua, recolhi dados relativos aos vários domínios da aprendizagem: conhecimentos, capacidades, atitudes, destrezas e competências, nomeadamente no domínio da língua materna.
- Empenhei-me em criar com frequência momentos na aula que proporcionassem um “feedback” da aprendizagem e do ensino ao aluno e ao professor, respectivamente. Partindo daí, desenvolvi as respectivas actividades de recuperação.
- Utilizei sempre registos estruturados de avaliação, de forma a informar-me, o mais objectivamente possível, sobre os objectivos a atingir, as metas intermédias, as metodologias a adoptar e a reorientação curricular.
- Este acompanhamento permanente da qualidade de aprendizagem de cada aluno permitiu-me reflectir continuamente sobre a minha actividade e adaptar muitas vezes as metodologias de ensino às diferenças individuais observadas na aprendizagem.
2- Sumativa
- Produzi instrumentos de avaliação sumativa sistematicamente de acordo com os objectivos do ensino-aprendizagem e tendo em conta uma perspectiva integrada dos conhecimentos. Procurei meticulosamente usar vocabulário ajustado ao nível etário dos alunos e objectividade na linguagem, observar os princípios de representação gráfica e visual, manter o equilíbrio entre o número de questões, a sua dificuldade e o tempo de realização da prova.
- Sistematicamente elaborei grelhas de especificações para as provas sumativas, com a intenção de as tornar equilibradas quanto ao tipo de perguntas e seu nível cognitivo e quanto à distribuição das cotações.
- Reflecti sobre a qualidade dos instrumentos de avaliação sumativa, antes da sua aplicação e com base nos resultados dos alunos.
- Efectuei, sempre, com os alunos a correcção escrita das provas sumativas com a intenção destes superarem as suas dificuldades.
- Dei bastante relevo a outros elementos de