ensaios mecanicos
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
Engenharia Civil – 4ª fase – Disciplina de Materiais de Construção IV
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que na construção civil é de fundamental importância conhecer as propriedades dos materiais que utilizamos. Como o material em questão é o alumínio, realizamos alguns procedimentos para analise de suas qualidades e também os pontos críticos.
O ensaio inicialmente realizado foi o de tração a partir do qual foi possível determinar algumas características do metal, como tensão de escoamento e de ruptura, alongamento e redução da área, carga de ruptura entre outros.
Em seguida será apresentado o ensaio de dureza, que expressa à resistência do metal a deformações permanentes.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Metais
Callister (2002), afirma que materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos. Eles possuem um número grande de elétrons não localizados, isto é, estes elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular. Os metais são condutores extremamente bons de eletricidade e calor, além disso os metais são muito resistentes ainda sim deformáveis, o que é responsável pelo seu uso extenso em aplicações estruturais.
2.1 AluminioO aço 1020 é caracterizado pela combinação de força e alta ductilidade. Sua utilização é comum em parafusos, trefilados duros, longarinas, chassis, discos de roda, peças em geral para máquinas e veículos submetidos a esforços pequenos e médios. O aço 1020 é composto principalmente de manganês e carbono. As porcentagens de manganês variam de 30% a 90%. As porcentagens de carbono variam de 15% a 25%. O silício pode compreender de 0% a 35%. Quantidades menores de fósforo e enxofre podem representar até 5% da composição do aço.
2.2 Ensaio de Tração
Entre os diversos tipos de ensaio disponíveis para a avaliação das propriedades mecânicas dos materiais o mais amplamente utilizado é o ensaio de tração, por ser um tipo de