Ensaios mecanicos
Em um projeto de engenharia, seja ele de grande ou pequeno porte, é de suma importância o conhecimento do comportamento do material empregado no projeto, isto é, suas propriedades mecânicas, em diversas condições de uso. Estas condições de uso envolvem uma gama de variáveis, tais como a temperatura, tipo de carga aplicada e sua frequência de aplicação, desgaste, deformabilidade, atmosfera corrosiva, entre outros.
Para que o engenheiro projetista possa ter êxito em seu trabalho, é imprescindível que o mesmo tenha em mãos os parâmetros de comportamento dos materiais empregados no projeto. Tais parâmetros podem ser obtidos pelos ensaios mecânicos. Apesar de existirem tabelas com os valores de propriedades dos materiais utilizados na engenharia, é importante que os engenheiros tenham conhecimento da metodologia da execução dos ensaios, bem como o que significa cada parâmetro.
Portanto, devem-se conhecer os fundamentos básicos relativos a cada ensaio mecânico.
Com este objetivo, serão descritos nessa seção, os ensaios mecânicos mais relevantes para os materiais empregados na engenharia mecânica, são os ensaios de: Tração, Compressão, Torção, Dureza, Impacto, Fadiga, Fluência e Tenacidade à fratura.
Ensaio sobre torção
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que o ensaio de torção é um processo relativamente simples, que tem como resultado principal, o fornecimento de dados importantes sobre as propriedades mecânicas do material. É um método que não necessita de cálculos muito elaborados e que de uma maneira pratica demonstra os limites do corpo a ser analisado, sendo muito utilizado em controles de qualidade, e pesquisas especificas na engenharia. Um dos objetivos desse processo é testar a fase elástica, plástica, e o ponto de ruptura do corpo de prova, podendo assim, definir melhor seus limites, sua aplicação, ou até redimensionando melhor a peça, de acordo com a aplicação.
DESENVOLVIMENTO
O ensaio sobre torção.
O ensaio é o teste realizado para