Ensaios mecanicos
Para que o projetista possa prever o comportamento do material em condições de trabalho é imprescindível o conhecimento das características, propriedade e comportamento dos materiais diante de suas solicitações. Estes são determinados através de ensaios mecânicos, que por sua vez são realizados sob condições específicas, definidas por normas internacionais. No Brasil estas normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 2. Quais as vantagens da normalização dos ensaios? A normalização é fundamental para que se estabeleça uma linguagem comum entre fornecedores e usuários dos materiais em todo o mundo. Os ensaios mecânicos são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos e gráficos, tudo em conformidade com normas técnicas específicas, que podem ser realizados tanto pelo fornecedor quanto pelo usuário.
No Brasil, a norma que padroniza os corpos de prova é a MB-4 da ABNT, garantindo formatos e dimensões para cada tipo de teste, visando uma futura utilização dos resultados obtidos. A padronização no ensaio de compressão também tem como objetivo evitar a falha do material por alguns processos, como a flambagem, a instabilidade e o cisalhamento. 3. A relação D/H dos dois corpos de prova.
A relação D/H varia de acordo com as características do material. Em geral, para materiais dúcteis temos que a altura da amostra pode ser de três a oito vezes maior que o valor do seu diâmetro. E para materiais frágeis a altura da amostra passa a ser de duas a três vezes maior que o valor do seu diâmetro. A figura abaixo ilustra os possíveis modos de deformação no teste de compressão, a saber:
Flambagem, quando o comprimento é maior que o diâmetro em cinco vezes (L/D > 5); Cisalhamento, quando o comprimento é maior que o diâmetro em duas vezes e meia (L/D > 2.5); Barril duplo, quando o comprimento é maior que o diâmetro em duas vezes (L/D > 2.0); Barril,