Geração y e empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO E A GERAÇÃO Y
Alexandre Hannud
João Hannud
Thomas Lucas Vieira
Empreendedorismo e a Geração Y
A Geração Y é composta por jovens nascidos entre 1978 e 1990, em uma época de grandes avanços tecnológicos, democrática e de ruptura da família tradicional que se estabelecia na geração anterior. É uma geração que procura o sucesso profissional em curto prazo, está constantemente mudando de empresa em busca desse sucesso profissional.
Com o mundo e a economia relativamente estável, cresceram em uma década de valorização da infância, com internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganharam autoestima e não se praticam atividades que não fazem sentido em longo prazo. Sabem trabalhar em equipe e lidam com a hierarquia em um esquema horizontalizado.
Estão sempre testando seus limites e buscando experiências novas e diferentes que agreguem conhecimento. Por causa da era digital, cresceram com constante contato com a informação e a comunicação dentro de casa através da TV e da internet.
Com a geração Y, o termo Empreendedorismo ganhou grande força nas últimas décadas. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos e ideias acontecerem, pois tem grande sensibilidade para os negócios, tem habilidades para a área financeira e grande capacidade de identificar as oportunidades. Os empreendedores são muito criativos e possuem um alto nível de energia. Demonstram imaginação e perseverança, dois aspectos que, se combinados adequadamente o habilitam a transformar uma ideia simples e mal-estruturada em algo forte e de sucesso no mercado.
Com o atual cenário econômico e mercadológico, a geração Y nos trouxe, com suas características, muitas pessoas de perfil empreendedor. Profissionais que não querem trabalhar para conseguir dinheiro, e sim, fazer o dinheiro trabalhar para eles. Esses jovens enxergam a oportunidades que estão surgindo e as transformam em negócios.