Ensaios Macanica dos Solos
1 INTRODUÇÃO
O estudo da composição do solo e de suas características visa o melhor conhecimento do mesmo, de modo a garantir sua melhor aplicação. Na engenharia civil, o entendimento do comportamento dos solos apresenta-se fundamental, visto que todas as edificações têm suas fundações em meio ao terreno local.
Em face disto, se desenvolveram, ao longo do tempo, diversos estudos, dos quais se extraíram conceitos importantes para a definição de métodos práticos na determinação das características do solo.
Buscando se prender ao fato de que existe uma enorme diversidade e diferença de comportamento apresentada pelos diversos solos, neste trabalho serão identificados e especificados, com base em obras bibliográficas de geologia, mecânica dos solos, pavimentação e fundações, quais as características do solo que devem ser analisadas para que os mesmos possam ser agrupados em conjuntos distintos conforme suas propriedades e assim estimando seu provável comportamento.
Em específico, apresentam-se os ensaios realizados em determinado solo, a fim de analisar e classificar essa amostra conforme as normas, demonstrando os métodos e cálculos normatizados, bem como os resultados obtidos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 DETERMINAÇÃO MASSA ESPECÍFICA REAL DOS GRÃOS – NBR 6508
A massa específica real é a relação entre a massa da parte sólida-grãos e o volume de sólidos (volume de cheios). É uma característica ligada a natureza mineralógica e, assim, as características dos grãos que compõem o solo. A determinação da massa real é feita pelo método do picnômetro, conforme a NBR 6508, sendo exigido quatro pesagens. A determinação de todos os valores segue uma sequência padronizada.
Seu valor é dado pela fórmula G =
Onde: Ws = massa do solo seco W1 = massa do picnômetro + água W2 = massa do picnômetro + água + solo = massa específica da água em g/cm³
2.1.1 Equipamentos e