Ensaio
A leitura é algo essencial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Segundo Dutra (2011), ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudo brasileiro.
A maioria dos alunos lê somente por obrigação, como uma exigência do professor, a ser avaliada pelo mesmo.
No entanto, o professor deve desenvolver o hábito da leitura, não somente como algo a ser cobrado em sala de aula, mas sim como um meio de promover à transformação do mundo. Se as crianças fossem estimuladas a ler desde pequenas, tornar-se-iam quando adultas pessoas mais dinâmicas, cultas e astutas.
Um detalhe afirmado por Kriegl (2002) é que ninguém se torna leitor por um ato de obediência, ninguém nasce gostando de leitura. A influência dos adultos como referência é bastante importante na medida em que são vistos lendo ou escrevendo.
A partir disso vale ressaltar que a criança aprende pelo exemplo, ou seja, se seus pais possuem o hábito de ler consequentemente transferem o gosto pela leitura a seus filhos. A família é de extrema importância nessa questão, mas a escola também tem o objetivo de incentivar essa paixão.
Desde o momento que começamos a compreender o mundo em nossa volta, a prática pela leitura se fez presente em nossa vida de forma muita intensa, pois a utilizamos no trabalho, em atividades relacionadas ao lazer, ou até mesmo durante nossa rotina, como fazer compras, ler jornais, e-mails, entre outros quesitos.
Conforme Carleti (2007), a leitura, é o meio mais importante para a aquisição de saberes na formação de um cidadão crítico para atuar na sociedade.
Por meio da mesma, adquirimos o conhecimento e o ampliamos, além disso, ela nos ajudar a compreender melhor os fatos e analisar as situações, e somos