Ensaio Filos fico
Neste ensaio filosófico irei debater uma questão sobre um assunto falado nas aulas de Filosofia do 10ºB e a questão filosófica que irei de bater é a seguinte: “Qual o critério que nos permite avaliar o carácter moral de uma ação?". Sobre esta questão vou debater varias teses de 2 pessoas diferentes que defendem a questão anteriormente refira, ambas com pontos de vista diferentes. Irei utilizar como exemplo e suporte neste ensaio filosófico a série Supernatural.
Kant – Teses deontológicas (Ética Kantiana)
1. Uma ação é moralmente válida quando é realizado com objetivo de cumprir o dever única e exclusivamente por dever.
2. A moralidade da ação reside na inteção de uma ação e é totalmente independe das consequências.
3. Age apenas segundo uma máxima tal que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal.
4. Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio.
Stuart Mill – Teses consequencialistas (Ética Utilitarista)
1. Deve-se julgar que as açcões são moralmente corretas ou não somente em função das suas consequências e não da intenção do agente.
2. Ao avaliar as consequências, a única coisa que interessa é a quantidade de felicidade ou infelicidade criada.
3. As acções corretas são as que produzem o maior equilíbrio possível dede máxima felicidade e miníma infelicidade.
4. Se os resultados são bons, então a acção é eticamente correta. Caso os resultados não são bons, então a acção é eticamente incorreta.
Na série Supernatural existem dois irmãos: Dean e Sam - que tentam salvar o mundo, tentando evitar o seu fim, o apocalipse. Para isso terão que matar demónios (e não só), demónios esses que estão a possuír os humanos e ao matar os demónios, também matam o humano que estava possuído (receptaculo). Para o seu facilitamente, terão a ajuda de várias armas e feitiços que encontraram e