Ensaio Filos Fico
Porque que a filosofia reflecte sobre a problemática da Cidadania?
A filosofia sendo uma reflexão sobre toda a realidade que orienta a vida do Homem reflecte sobre temas que fazem parte do seu dia-a-dia, caso de ser cidadão e exerce a cidadania na sociedade onde estou inserido.
No uso corrente a palavra cidadania é viver na minha comunidade\ país\ nação. Mas no uso filosófico, a palavra cidadania refere-se a um ideal normativo substancial de pertença e participação numa comunidade politica. Ser um cidadão, neste sentido, é ser reconhecido como um membro integral e igual da sociedade.
Conforme a introdução no capítulo 14 (Cidadania) ai estudamos o problema central da filosofia politica contemporânea: a cidadania. O problema filosófico da cidadania é o seguinte: Que princípios devem orientar a organização da sociedade de forna a potenciar a participação dos cidadãos na vida pública?
Penso que a teoria dos direitos faz parte da própria natureza de um estado democrata como é o caso de Portugal. Com efeito estão garantidas os direitos civis, políticos e socias. Além do sentimento de pertença à sociedade em que estou inserido devo participar activamente na sua vida politica. Segundo a constituição estão garantidas os direitos e deveres enquanto cidadão.
Todavia, as criticas que são feitas à teoria de Marshall é que dão pouca importância aos deveres faces aos muitos direitos atribuídos ao cidadão. Marshall não deve criar deveres porque quem tem que traçar os seus próprios deveres somos nós mesmo enquanto cidadãos. Por exemplo, temos o direito ao ensino\educação e o nosso dever é estudar.
Com a opção a esta teoria penso que além de ser aquela que mais se encoadra na vida politica nos dias de hoje e portanto muito mais significativa do que as outras teorias. Em relação ao Republicanismo Aristotélico ao defender que a vida do cidadão só tem razão em função do estado leva à desvalorização da vida pessoal de cada cidadão.
Quanto à teoria Conservadora,