Ensaio de Embutimento 2
Introdução
Esse ensaio procura avaliar as características intrínsecas do material. Utilizado em grande escala na indústria com o fim evitar defeitos durante a estampagem do mesmo. O ensaio consiste em converter chapas ou fitas por um processo chamado conformação.
Assim como outros ensaios existe mais de um método para testar a ductibilidade e a capacidade de suportar determinados esforços exercidos sob a peça.
Existem dois tipos de deformações que o material pode sofrer nesse ensaio, eles são: O estiramento que é o afinamento da chapa e a estampagem que obriga a chapa a se arrastar para dentro de uma determinada cavidade por meio de um punhão.
No processo de conformação de estiramento é aplicada uma força de tração de maneira a esticar o material sob uma ferramenta, obtendo assim fios (elétricos) e arames (construção). O material é forçado a passar por uma matriz que reduz seu diâmetro forças de tração são aplicadas no material que esta saindo da matriz.
Já no processo de estampagem diferente do estiramento a matriz permite que as laterais da chapa escoem para dentro de si e com isso perde-se muito pouco da espessura original da chapa.
Existem dois ensaio bastante populares dentro da industria, sendo eles ensaio Erichsen e o ensaio Olsen.
Ensaio Erichsen
Neste ensaio o punhão tem cabeça esférica de 20 mm de diametro e a carga aplcada noa anel de fixação que pende a chapa é de 1000 Kgf.
Para evitar atrito, que pode prejudicar o desempenho do ensaio, é necessario lubrificar o punhão, com um lubrificante de composição determinado em norma tecnica, para que io nivel de lubrificação seja sempre o mesmo.
O momento de ruptura pode ser acompanhado a olho nu ou pelo estalo caracteristico de alguns materiais ensaioados.Algumas maquinas já são equipadas com o diamômetro que mede a força aplicada e tambem determinar o final do ensaio pela queda de carga que ocorre no momento da ruptura.
Ensaio de Olsen
Diferente do ensaio de Erichsen o ensaio de