Ensaio 1
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Laboratório de Geotecnia 1 - Turma “C”
Professor Doutor: Juan Felix Rodrigues Rebolledo
Aluno: Guilherme Bruno dos Santos Matrícula: 14/0040897
ENSAIO Nº 1:
TEOR DE UMIDADE E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
Brasília, 17 de Abril de 2014.
1 - Objetivo do Ensaio
Esse experimento tem o intuito de promover uma análise qualitativa e quantitativa de diversos aspectos de amostras de solo retiradas do Instituto Federal de Brasília - IFB. Através de observações táteis-visuais, para a obtenção de grandezas e índices físicos importantes para a determinação do teor de umidade da amostra como a presença de água, peso aparente natural e saturado e sua granulometria volumétrica. Essas medidas são importantes ao passo que qualificam o profissional de Engenharia Civil para o devido tratamento do solo e para a realização de determinada obra.
2 - Uma breve Revisão Teórica
O volume total de um solo não é composto única e exclusivamente das micropartículas sólidas que o compõe. Há a presença de “espaços vazios” que, na verdade, são compostos por ar, e água presos à estrutura cristalina que forma o solo. Esquematicamente, podemos visualizar como é distribuído o preenchimento da amostra entre partes efetivamente sólidas e “vazias” através da seguinte figura ao lado. Define-se, assim o índice físico de umidade () de um solo como a razão entre o peso (ou massa) de água contida em certo volume de solo e o peso (ou massa) da parte sólida existente neste mesmo volume. Expressando em porcentagem, teremos:
3 – Do Ensaio: Métodos e Materiais
Foram utilizadas três porções do solo em cápsulas médias. De acordo com a legislação vigente, o solo foi “desmanchado” com o auxílio de um almofariz de cerâmica e uma mão de gral recoberta com borracha até que qualquer aglomeração de solo tenha sido desfeita; esse procedimento, serve para, preliminarmente, diminuir o volume de vazios acumulados nos “torrões” de solo. Feito