Enron
Ética e Direito Empresarial Case Final Aspectos Antiéticos do Caso Enron
Aluno: Talyne Priscylla Lopes Inbanha
Questões para Análise do Case
1) Relato do que aconteceu:
O caso da empresa Enron foi um dos mais importantes casos de fraude dos últimos anos, visto que envolveu grandes bancos, a falência da mais antiga firma de contabilidade dos EUA e corrupção política além de sua própria falência.
A empresa que tinha foco em distribuição de energia, gás natural e comunicações, foi fundada em 1985 e teve um crescimento astronômico alçando a valorização de 65 bilhões de dólares em 16 anos, chegando a ser a 7ª maior empresa dos EUA.
Antes de sua falência devido ao excesso de fraudes e falta de controle do governo americano em 2001, a mesma chegou a alcançar um faturamento de aproximadamente 100 bilhões de dólares, porém não é possível garantir que este faturamento esteja correto, pois aparentemente, a empresa vinha fraudando seus resultados há algum tempo através da manipulação de seus registros contábeis. Primeiramente a empresa utilizava o método de “Reajuste por preço de mercado” onde, após o fechamento de contratos de negócios, a mesma efetuava o registro dos lucros previstos a longo prazo neste contrato como lucros atuais. Posteriormente eles passaram a utilizar o método “Contabilidade do Valor Futuro Hipotético”. Neste modelo, eles informavam em seus balanços possíveis lucros futuros, referente a contratos que possivelmente ainda nem haviam sido firmados.
Ambas as situações faziam com que o preço das ações da empresa disparasse e a lucratividade da empresa aumentasse gerando lucros também para funcionários da alta diretoria que eram bonificados pela empresa com ações.
2) Análise pessoal sobre o que foi antiético:
Acredito que excesso de abertura e a falta de regulamentações na legislação americana para o mercado financeiro proporcionaram a Enron a manipulação de seus balanços e à sua diretoria a