Engenheiro Mecânico
Existem três mecanismos de transporte de calor: radiação, convecção e a condução. O transporte radioativo se faz através do espaço sob a forma de ondas eletromagnéticas, se a necessidade de um meio material para a propagação. O transporte por meio de convecção é muito importante quando o meio de suporte é um fluido, partes de uma substancia quente é carregada para uma região fria através da diferença da densidade. O transporte por condução é característico de sólidos, portanto, não ocorre a transferência de matéria.
2. Objetivo
Estimar a condutividade térmica de um material.
3. Metodologia
Inicialmente foram apresentados os materiais e equipamentos que seriam utilizados na prática e em seguida, uma explanação sobre a forma de realiza-la e quais dados deveriam ser observados e anotados.
Em seguida utilizamos um dilatometro (instrumentos utilizados para medir a expansão ou contração relativa de um sólido a diferentes temperaturas. Mitecnologico, 2012), um reservatório com um ebulidor interno para aquecer a água e transferir sua energia calorifica para o sólido, e termômetros digitais (Instrumento utilizado para medir o grau de agitação térmica de um corpo, ou seja, a temperatura. Colegioweb, 2012.), para efetuarmos a medição da temperatura em quatro pontos diferentes do sólido, que variam de acordo com o material escolhido.
A prática segue a seguinte sequência: prender o material no dilatometro, posicionar os termômetros nos locais adequados. Colocamos cerca de 400 ml de água no reservatório, fechamos e prendemos o tubo de saída do vapor d’água no sólido (alumínio, latão e cobre, respectivamente) e medimos sua temperatura e expansão a cada 60 segundos, por seis vezes.
Os dados abaixo foram coletados durante a prática:
Alumínio
Medidas
Espaçamentos
externo: 6,65 mm
1°: 98,44 mm interno: 2,02 mm
2°: 98,21 mm
Temperaturas (°C)
Termômetro 1
Termômetro 2
Termômetro 3
Termômetro 4