Engenheiro de produção
Introdução Geral: A Teoria dos erros foi desenvolvida para que possamos medir com mais exatidão algo que estamos desenvolvendo, já que erros podem aparecer de diversas origens, que vai dos instrumentos utilizados para o experimento, do processo até do operador do experimento.
Objetivo: Objetivo desse Experimento e calcular um volume e a velocidade de dois sólidos respectivamente, próximos a suas medidas reais usando a Teoria de Erros.
Fundamentação Teórica: Uma medida terá sentido somente quando se puder determinar, de uma forma ou de outra, o erro de que está afetada. Quando efetuamos uma medida ou várias medidas o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação x= x± σx Unidades
Onde, no caso de uma única media x é o próprio medida e para várias medidas é média dos valores medidos, e σx , é chamada de incerteza para uma única medida.
Ao avaliarmos várias medidas devemos tira a média das medidas e calcular o seu desvio. Para isso utilizamos um valor médio, uma vez que todas as medidas foram obtidas da mesma forma o peso atribuído a cada medida será o mesmo, portanto utilizaremos: x=x1+x2+x3+x4+…+xnn=1ni=1nxi Onde n corresponde ao numero total de medidas realizadas. Desvio Absoluto
O desvio da primeira medida x1, em relação à média é dado pela diferença x1-x, assim devemos fazer com todas as medidas obtidas. Esse desvio nos dirá quanto à respectiva medida estará distando do valor médio: se o desvio for negativo significa que a medida está abaixo da média, se for positiva indica que está acima da média. De uma forma geral podemos escrever:
∆xi=xi-x, onde i representa a i-ésima medida. Desvio Médio
O desvio médio é fazer a média dos desvios absolutos: